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  • Foto do escritorGabriela Stahler

Por que você não deve ignorar o Google meu Negócio na sua estratégia

O Google Meu Negócio é uma plataforma criada para que empreendedores possam ser encontrados com mais facilidade e também facilita a vida de quem possui um negócio físico, pois é através dessa plataforma que o Google Maps consegue identificar para o usuário que fez a pesquisa, quais negócios estão disponíveis próximos à sua localização.


Você sabia que 64% dos consumidores usam o Google Meu Negócio para encontrar detalhes de contato para uma empresa, e que 16% das empresas recebem mais de 100 ligações por mês, somente a partir dessa ferramenta?


Além disso, estima-se que o Google detenha 90% do mercado das ferramentas de busca, o que significa que, se você ainda não cadastrou seu negócio lá, está perdendo dinheiro!


O que é o Google Meu Negócio?


O Google Meu Negócio, ou Google My Business é uma plataforma onde empreendedores podem cadastrar seus negócios de forma a obter uma fonte de tráfego orgânico, tanto no Google quanto no Google Maps.


Essa ferramenta oferece para os usuários informações importantes sobre as empresas como: endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, horários de pico, avaliações sobre o serviço/produto, entre outras informações.


A empresa que possui cadastro atualizado no Google Meu Negócio possui mais credibilidade e mais cliques no seu site.


Além disso, a ferramenta oferece a possibilidade de que certas informações sejam acessadas, informações indispensáveis para uma análise de métricas na estratégia do negócio.


Lá você consegue acessar: como os clientes pesquisaram a empresa e de onde são esses clientes, quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa através do contato exibido na conta, quantos pedidos de rota foram feitos e quantos cliques o site teve.


Como fazer o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio


  • Crie uma conta no Gmail para sua empresa caso ainda não tenha e acesse a página do Perfil de Empresa do Google.

  • Clique em “Gerenciar Agora” e clique em “Inclua sua empresa no Google” para cadastrar sua empresa.

  • Preencha as informações e o endereço para envio do cartão-postal de verificação.

  • Adicione seus serviços, produtos e todas as informações sobre o funcionamento do seu negócio e inclua imagens atrativas sobre o seu negócio.

  • Enquanto aguarda o cartão postal do Google chegar, é possível editar outras informações e aprimorar o seu perfil no Google Meu Negócio.

  • Dependendo da empresa, é possível fazer essa verificação por telefone, texto, e-mail ou pelo Google Search Console, mas a maioria dos negócios precisa mesmo esperar a chegada do cartão-postal com o código de verificação.


Importante ressaltar que apenas perfis verificados são exibidos ao público.



Após a criação do seu perfil, é importante que as informações sejam sempre mantidas atualizadas, e que haja interação entre sua empresa e os usuários que comentarem.


Como você pôde perceber, quando se trata de traçar uma estratégia para o marketing do seu negócio, é imprescindível que sejam analisados diversos fatores, incluindo os canais onde sua empresa precisa marcar presença.


Às vezes, um negócio se favorece muito mais com um site e um perfil no LinkedIn do que com um perfil do TikTok, por exemplo.


E traçar essa estratégia, levando em consideração o seu público-alvo, os seus objetivos e o que você oferece é tarefa de um bom estrategista de marketing.


O ditado que afirma “Quem não é visto, não é lembrado”, neste caso pode ser adaptado para “Quem não é visto nos lugares certos, não é lembrado”.


Portanto, saiba onde você realmente precisa estar.


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