É muito comum que ao iniciarmos a jornada do negócio próprio, acabemos por acumular diversas funções diferentes, afinal, precisamos começar de algum lugar, não é mesmo? O problema acontece quando nosso negócio cresce e hesitamos em buscar ajuda. Então é aí que a nossa aventura se torna sobrecarga.
Eu entendo que pode ser difícil para algumas pessoas abrir mão do controle sobre determinadas áreas do negócio, afinal, quando tudo começou elas estavam e faziam tudo (ou praticamente) sozinhas.
Cada uma de nós possui seu jeitinho, sua particularidade ao trabalhar, e com certeza muita bagagem do que fora aprendido durante todo esse tempo, coisa que dificilmente outra pessoa que não fez parte do processo, poderia entender da mesma forma, pelo menos é isso que pensamos.
Delegar é viver
A questão toda que eu quero abordar aqui é a seguinte: seu negócio está crescendo e vai demandar coisas que você ainda não sabe. Isso é um fato. E como disse Steve Jobs:
“Concentre-se naquilo que você é bom. Delegue todo o resto”.
Esse é o ponto. Seu negócio existe para realizar seus sonhos, trazer segurança, te dar um propósito pelo qual trabalhar todos os dias. Qual seria o sentido de se deixar consumir por tarefas nas quais você nem faz tão bem assim?
Cresce quem sabe escolher as pessoas certas para estar ao seu lado, e não quem vira escravo do próprio negócio.
Se você é dentista, você é boa com dentes, logo, deixe o marketing com quem entende disso, a parte visual da sua empresa com um designer competente, e a parte comercial com bons assistentes.
Se você é uma marketeira incrível, trabalhe com as métricas, crie estratégias, mas contrate um bom suporte para atender demandas de atendimento, por exemplo.
Pode parecer clichê mas é fato que ninguém cresce sozinho. E se os melhores se cercam dos melhores nas áreas que não dominam muito bem, por que você ainda hesita?
3 dicas sobre delegar que vão te deixar mais tranquila
Um artigo publicado na revista Harvard Business Review intitulado “Research: Delegating More Can Increase Your Earnings”, publicado por Thomas N. Hubbard, professor de Administração da Universidade Northwestern, em Illinois, disse que o primeiro passo para se tornar uma pessoa produtiva é delegar tudo aquilo que não seja necessário ser feito exclusivamente por você.
E para que isso seja possível e também confortável para você, é importante que:
Você escolha pessoas que estão comprometidas com o seu projeto: delegar para quem não está comprometido em fazer o seu melhor, não funciona. Antes de fazê-lo, certifique-se de que aquela pessoa está aberta e disposta a aprender e se desenvolver no seu projeto;
Invista em treinamento para a sua equipe: ninguém vai chegar pronto para trabalhar para você. É necessário que, para que a pessoa faça o trabalho como você considera adequado, ela primeiro seja apresentada à tua forma de trabalhar;
Supervisione as tarefas, porém dando autonomia para a sua equipe trabalhar: se você for delegar para ficar em cima fazendo vistoria a cada segundo sobre o trabalho do outro, é a mesma coisa que você mesma fazer. A mágica de delegar é aproveitar os talentos de outras pessoas para acrescentarem ao seu, te dando a possibilidade de ter tempo para pensar em estratégias e crescer;
Dê feedbacks: é muito importante que sua equipe saiba quando está deixando a desejar, assim como é imprescindível que também saiba quando está superando as expectativas ou se desenvolvendo conforme o esperado. Dessa forma ela terá mais ânimo de seguir engajada no seu projeto e melhorar cada vez mais.
Como você pôde perceber, delegar não é um bicho de sete cabeças. Soltando o perfeccionismo que costuma assombrar as empreendedoras e entendendo que não dá para crescer sem delegar, teu negócio pode prosperar. E muito.
No final das contas você vai perceber que não era tão difícil quanto imaginou que seria, e então o seu projeto vai começar, de fato, a trabalhar a seu favor - como você merece.
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