top of page
Buscar
  • Foto do escritorChristian Stahler Padilha

Conheça os 12 arquétipos e por que eles são importantes no marketing

O Marketing está lotado de estratégias e meios que facilitam o entendimento do público interessado. Uma delas são os Arquétipos de Jung. Vamos conhecê-las melhor?



O que são os arquétipos?



São uma sequência de padrões a serem definidos e que moldam o estilo da sua empresa ou organização, as chamadas personalidades. A padronização de costumes são transformadas em arquétipos, no total são vários deles e o seu perfil pode ter várias características de meios diferentes. Os arquétipos estão divididos e adjetivados comportamentos de: Inocente, Comum, Criador, Mago, Herói, Governante, Aventureiro, Prestativo, Comediante, Rebelde, Sábio, e por fim, o Amante.




1. O Inocente



A inocência é a qualidade daquele que, teoricamente, não consegue praticar o mal. É aquele que não gosta de estar envolvido em polêmicas, fofocas ou falar mal dos outros.





2. O Comum



Parecido com o inocente, o comum é aquele que é simples. Não deseja ser melhor ou pior do que ninguém. Aquele que está bem consigo mesmo. Enxerga as coisas do jeito que elas são, sem culpar ninguém ou se culpar. É uma pessoa que preza pelo desejo de confortável onde se encontra.



3. O Criador


Quando criamos algo, queremos que seja reconhecido e aprovado pelos outros. Esse é o espírito daquele que cria. É um prodígio que procura inovar de forma constante, usa de outros meios para conseguir aquilo que deseja e não se contenta em ficar preso em projetos que não vão para frente. Dificilmente vai desistir até que consiga uma aprovação.



4. O Mago



O seu estilo de vida é mais voltado para fora da realidade: religião e crenças. Seu conhecimento também é espiritual e místico, como um verdadeiro mago. O seu desejo é de ser o mediador de novas mudanças e sonhos, olhando para o futuro.



5. O Héroi



Os heróis lutam por um motivo, uma causa leal e legítima. Os profissionais que se identificam com esse arquétipo são, geralmente, atuantes na área de publicidade, jornalismo e cinema pela disponibilidade do trabalho em expor suas lutas para o público com maior facilidade e acesso



6. O Governante


É o líder de todos, aquele que diz o que deve ser feito e como devem seguir agindo na empresa. Comandante do projeto, a responsabilidade é voltada para essa figura, que deve saber lidar com todos os tipos de personalidades.


7. O Aventureiro


Explorador, O Aventureiro não gosta de estar preso a ninguém. Independente do que se conhece como gente, ele é uma pessoa ousada e investiga novas formas de viver. Não gosta de estar preso na mesma rotina de sempre, a mudança é essencial.



8. O Prestativo


Aquele que, de forma constante, ajuda os outros e pratica o altruísmo. Ao mesmo tempo, pode ser um governante que acolhe os outros e entende suas inseguranças, deixando o ambiente mais leve.



9. O Comediante



Personalidade que tenta deixar o clima mais leve através de piadas ou de outros aspectos que sejam engraçados para o coletivo. É conhecido por ser a pessoa que sempre tenta manter os outros para cima sabendo diferenciar a seriedade da brincadeira na hora certa.



10. O Rebelde


Pelo nome, já dá para ter uma ideia de que é uma pessoa que não se contenta com tudo aquilo que lhe é contado ou ordenado. Na maioria das ocasiões, a sua maior dificuldade é não entrar em embate com uma decisão ou discussão.


11. O Sábio


Em uma permanente linha de desejar entender melhor o ambiente, a indecisão e a dúvida é transformada em clareza e conhecimento. O Sábio entende a hora certa de agir e em elaborar métodos de elaboração e soluções com a maior riqueza de detalhes possíveis



12. O Amante


Esse é curioso e bem incomum, prioriza a relação mais intensa. Gosta de estar presente, na maioria do tempo, de quem ama e gosta de estar por perto. São obcecados por uma parceria.




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page