Em algumas situações fazer parcerias com influencers pode ser uma excelente estratégia de marketing, porém essa estratégia deve ser bem pensada para que não acabe gerando dores de cabeça ou prejuízos.
O Marketing de Influência tem crescido de forma exponencial, o que fez com que começasse a ser vista como um potencial meio de publicidade para marcas que, através de pessoas influentes nas redes sociais, divulgam seus serviços ou produtos, aumentando assim a percepção da sua marca no mercado.
Para te ajudar nessa missão eu vou listar os 7 erros mais comuns nas parcerias com influencers para que você saiba como evitá-los.
Não definir um objetivo para essa ação
Você precisa saber qual o seu objetivo com essa parceria e a partir daí, analisar as métricas de modo que seja possível medir os resultados.
Se você não analisa as métricas pode acabar tendo prejuízos sem perceber.
Não conhecer bem o estilo do influencer
Seu produto/serviço precisa estar alinhado com o estilo do influencer para que essa parceria seja coerente. Se você tem um negócio que vende produtos para Pets e a influencer em questão não tem animais de estimação, pode não ser boa ideia.
Não conhecer o público do influencer
Este passo também é imprescindível pois se o público do influencer não tiver relação com o seu público alvo, é dinheiro jogado fora. Essa dica funciona com o mesmo raciocínio da anterior. Se seu público alvo são mulheres acima dos 50 anos, muito provavelmente o público teen da seguidora de 18 anos não vai te ser útil.
Se impressionar com o número de seguidores e não analisar as taxas de engajamento
Seguidor não paga contas. O que mais tem por aí são pessoas com 30 mil seguidores que não compram um único produto delas. Número de seguidores não é métrica de nada.
O que deve ser analisado é o quanto o público da influencer engaja com ela. O quanto eles comentam, salvam e compartilham as postagens dela.
Acreditar que quanto mais famoso o influencer, melhor
Muitas vezes escolher um influencer menor, com uma boa taxa de engajamento e alinhado com teu serviço/produto é muito mais rentável que escolher baseado em fama.
A fama do influencer por si só, não garante resultado.
Não alinhar a estratégia juntamente com o influencer
Não espere só largar um produto/serviço para o influencer e esperar mágica. A ação do influencer sobre o que você vende precisa ser pensada juntamente com ele pois precisa soar natural dentro da forma que aquele influencer já trabalha.
Não alinhar com o influencer a necessidade de expor a parceria de vocês
Se você está pagando um influencer para fazer um marketing, os seguidores dele precisam saber que se trata de publicidade, pois do contrário pode acabar estragando a reputação dele e da sua marca.
Se você observar, normalmente postagens de influencers cujas parcerias são pagas, vem acompanhadas das hashtags do nome da marca e #publipost, indicando se tratar de uma transação comercial. Isso traz credibilidade à marca e ao influencer, que passa profissionalismo no seu trabalho.
Como você pôde perceber, parcerias com influencers podem ser muito úteis, desde que se tenha atenção a essas questões que, se negligenciadas, podem causar mais incômodos do que resultados.
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