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  • Foto do escritorChristian Stahler Padilha

5 tendências de marketing para 2023

O Marketing é uma tentativa e procura constante de inovar. Tendências são formas de criar uma nova conexão com o público e são renovadas com o passar dos anos, sejam por influência de algoritmos ou de tecnologia.


A maior tendência que o Marketing teve nos últimos anos e a principal responsável por alavancar os produtos e melhorar a imagem da marca foi a Internet, sem dúvidas nenhuma. Dentro desse ecossistema, a renovação é inevitável e daqui sairá nossas tendências.




1.Divulgar pelos reels/shorts



Não se tem Marketing sem divulgar a sua marca ou produto. Isso é fato. Essa é uma forma de interatividade que se tornou viral. No TikTok, por exemplo, os vídeos curtos tomaram conta até mesmo para fins profissionais. Em um curto período de tempo, trabalhar no tempo certo e na hora certa vai fazer você alavancar seus resultados. Estes tipos de vídeos não demandam tanta edição, já que são poucos minutos.


É evidente que não existe uma substituição e existe também o gosto pessoal, existem aqueles que preferem fazer um anúncio de vários minutos para passar a mensagem de forma definitiva e outros que preferem separar os tópicos em vários vídeos curtos.


Esse costume já é muito comum por parte de influencers, que podem





2. Antenado com as questões sociais



O mundo das empresas tem de estar ligado com o que está acontecendo no mundo real, ainda mais quando sua atividade tem uma interferência em determinado setor do país. Uma parcela das pessoas querem saber se sua empresa está seguindo as normas de cuidado ambiental do jeito correto e que não trará nenhum prejuízo ao longo prazo. Também estar atento a não divulgar fake news ou nada parecido. Para estas questões, é sempre importante ter um jornalismo envolvido no grupo para averiguar tudo aquilo que está sendo passado.




3. Marketing de inclusão



Conhecer o mundo moderno e respeitar a escolha dos outros. Mostrar que a sua empresa aceita qualquer e todo tipo de pessoa, indiferente da religião, orientação sexual, etnia e cor.

Aqui não deve existir segundas intenções. Tudo deve ser colocado na prática. Não faz sentido divulgarem um Marketing assim quando na realidade, fazes o contrário.



4. Metaverso


Curiosamente, muitas empresas estão começando a se posicionar dentro do metaverso e dali criar um anúncio. Este mundo virtual cheio de avatares já é uma realidade. Em jogos, por exemplo, algumas empresas já estão se posicionando, como foi o caso da Gucci com o Roblox e da Coca-Cola com o Fornite. Estes são exemplos de Metaverso.


5. Colaborações entre marcas



Os chamados “collab” são frequentes no mundo das empresas. Outro exemplo, também com a Coca-Cola são as figurinhas da Copa do Mundo que só poderiam ser encontradas dentro das embalagens de refrigerante. Não se restringe ao ambiente físico e também é frequente no meio digital.


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